ESPAÇO ESPERANÇA ‘FREI GIORGIO CALLEGARI”, uma das Unidades de Prestação de Serviços do CENTRO ECUMÊNICO DE PUBLICAÇÕES E ESTUDOS FREI TITO DE ALENCAR LIMA, foi inaugurada em novembro de 2006, localizada, em prédio próprio, na rua das Capiúnas, 70 – Bairro de Santa Terezinha – distrito de Pedreira –São Paulo, com o objetivo de acolher adolescentes e jovens e situação de risco social. Com esse propósito, iniciou suas atividades, em parceria como Grupo de Organização dos Trabalhadores Independentes-GOTI, para desenvolvimento do serviço AGENTE JOVEM. A partir de 2008 passou a atender jovens, em dois períodos, em parceria com a ONG CRÊ-SER, com a finalidade de realizar oficinas de Eletricidade Residencial, Culinária com aproveitamento de alimentos, Manicure e Depilação. Em 2009, através do Projeto Esperança-Passaporte para o Futuro, em parceria com o Instituto Cooperforte e com o SENAI, devolveu trabalho socioeducativo, com adolescentes e jovens, com vistas a prepará-los para o trabalho, ministrando aulas voltadas para a profissionalização e, paralelamente, atividades de formação cidadã.
Em 2013 celebrou parceria com a PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social-SMADS, para execução de um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) na modalidade CENTRO PARA JUVENTUDE (CJ-CEPE), para atendimento de 120 adolescentes na faixa etária dos 15 anos a 17 anos e 11 meses. Os adolescentes permanecem quatro horas na Unidade no contraturno escolar, onde realizam diversas atividades que contribuem para o seu desenvolvimento integral.
No âmbito da formação cidadã, são discutidos temas variados e o desenvolvimento de ações que buscam propiciar conhecimento, fomentar o protagonismo e estimular o senso crítico dos adolescentes, para que exerçam uma participação ativa em nossa sociedade, enquanto cidadãos sujeitos de direitos e obrigações.
A convivência social é trabalhada durante todas as ações desenvolvidas, inclusive durante as atividades desportivas, passeios culturais e recreativos, festas comemorativas e oficinas. Muitas destas ações se estendem também aos familiares, com vistas a fomentar o fortalecimento de vínculos e consequente melhoria das relações, presente o fato de que o envolvimento da família é importante para o êxito das ações socioeducativas realizadas.
A qualificação profissional acontece através de cursos de Práticas de Escritório com certificação própria; Informática Básica, Excel Básico, Confeiteiro e Salgadeiro com certificação através da parceria firmada com o Serviço de Aprendizagem Industrial- SENAI, com o que se busca a inserção dos jovens no mercado de trabalho.