Colônia Veneza I

 RECANTO COLONIA VENEZA I

 O Centro Ecumênico de Publicações e Estudos Frei Tito de Alencar Lima, é a Instituição mantenedora do SCFV. Recanto Colônia Veneza I, II, em Peruíbe.Atualmente, contempla o atendimento de:

  • 230 crianças e adolescentes com idade entre 6 a 16 anos, todos os dias;
  • 20 jovens de 17 a 22 anos, nas oficinas musicais e esporte;
  • 30 mulheres (todas as idades) da comunidade da Vila Peruíbe para atividades físicas – “Zumba”

Todos inseridos em escolas públicas, ou moradores da comunidade local, como alternativa de tirá-los das ruas e possibilitar sua inserção em atividades produtivas e saudáveis no horário adverso ao da escola e ou trabalho.
Conta com uma equipe multidisciplinar de pedagogos, assistentes sociais, professores de música, dança, educação física, artesões e voluntários de diversas áreas para o desenvolvimento das atividades junto às crianças, adolescentes e suas famílias;
Considerando a importância da proteção integral à criança e ao adolescente, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente e com as propostas apresentadas em Conferência Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, o SCFV – Recanto Colônia Veneza  tem como objetivo promover a proteção, a formação e inclusão social de crianças, adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade social através de ações complementares ao horário escolar, oferecendo um programa de ações complementares à escola. Atividades pedagógicas, socioculturais, esportivas, de lazer, socioeducativas, cursos de iniciação profissional, oportunizando também o desenvolvimento de potencialidades  em atividades culturais e esportivas, elencadas como: atividades de cidadania,  artes, oficinas de balé clássico, hip-hop, coral, banda musical, percussão, violão, xilofone, flauta doce, judô, karatê, futebol, mosaico, costura, palestras de formação humana;
A Instituição possui ainda uma estrutura física composta por refeitório, auditório, salas de aula, laboratório de informática, quadra poliesportiva, mini campo de futebol, piscina semiolímpica, ateliê de artes, teatro de arena, entre outros, em um espaço onde áreas verdes e o contato com a natureza foram preservados.
A Instituição está pautada em valores que prezam pelas relações de compromisso, de amizade, de cooperação, de respeito às diferenças e sobretudo, na busca incansável pela equidade social. Educando através da musica e da arte, buscando uma transformação de realidade.
O Projeto também apresenta ações voltadas para a família, como perspectiva de afirmar o caráter preventivo de proteção social. São oferecidas atividades socioeducativas às famílias para sua inclusão, sua capacitação, como meio de conquistar sua autonomia, como também proporcionar condições para que suas famílias desenvolvam suas capacidades e autonomia para cumprir seu papel de provedoras.